sexta-feira, 13 de maio de 2011

A liberdade

Liberdade, uma palavra que nem todas as pessoas pensam o mesmo sobre ela. Liberdade, depende do ponto de vista de cada pessoa. Para mim, liberdade, é ser capaz de ser livre, de ser capaz de enfrentar o mundo lá fora e ultrapassar as dificuldades que surgem no nosso caminho. Acho que ser livre é bastante difícil, viver por si só e depender de nós para sobreviver.

Interroguei algumas pessoas à cerca da liberdade e, como estava à espera, as respostas foram todas difrentes.
Para um a liberdade é poder voar como um pássaro, para outro é poder fazer o que se quer, quando se quer, como quer, sem ninguém lhe chatear a cabeça; para outra, liberdade é não ser dependente de nada e de ninguém.
Por vezes, as pessoas podem ser prejudicadas por serem livres de mais. O mundo da droga e da bebida consome-as e ganham dependência disso.
Por isso, descobri que a liberdade tem várias faces e cada uma delas tem muito que se lhe diga.


João Reis e Anna Shaposhnyk.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, cada um tem a sua opinião e a minha é a seguinte:

    Queremos sempre mais liberdade.
    Nunca é demais. Mas se refletirmos bem nesse assunto, descubrimos que até temos liberdade mas não a aproveitamos. Quando um dia nos tiram essa tal liberdade que pensavamos ser tão pouca, é que reconhecemos o que é a liberdade.

    "Só descobrimos a liberdade quando já não a temos."

    ResponderEliminar
  2. Concordo, pois cada um tem a sua opinião acerca da liberdade.
    A minha é a seguinte:
    Todos queremos mais e mais liberdade. Pois nunca chega a que já temos. Pensamos sempre que os outros têm liberdade e nós não, porque não nos deixam fazer isto, ou não nos deixam fazer aquilo.
    Mas quando um dia nos tiram a liberdade que já diziamos que era pouca. É que descobrimos o que tinhamos muita liberdade, eramos livres.
    Por isso aproveitem a liberdade que têm, porque há pessoas que nem metade da liberdade que temos, eles têm.

    "Só descobrimos a liberdade, quando já não a temos"

    ResponderEliminar