quinta-feira, 26 de maio de 2011

O que é a amizade?

Amizade é um mito, pois ninguém sabe ao certo a sua definição. Na nossa opinião amizade é uma relação muito intima entre duas ou mais pessoas em que são partilhados todos os segredos e sentimentos. A amizade é quando as pessoas estão unidas quer na tristeza quer na alegria mas não envolve atracção física. Mas claro que todas as pessoas têm opiniões diferentes, nós quisemos saber mais sobre as opiniões dos nossos colegas, e obtivemos varias versões da definição da amizade, tais como:
• Para mim a amizade á um sentimento que se sente por outra pessoa que não toca completamente na intimidade .
• Não consegue definir o termo, amizade.
• Na minha opinião a amizade é confiar, respeitar, e sobre tudo apoiar pois sem isso não é uma amizade é uma ilusão.
• Para mim a amizade é aceitar o outro como ele é, amar tanto as suas virtudes como os seus defeitos.

Anna e Bernardo Antunes

Respeito

Alteração da data dos testes de Francês e de Geografia

Turma, atenção à alteração da data dos testes:
- dia 7/6 vão fazer o teste de Francês na aula de Estudo Acompanhado;
- no dia 9/6 vão fazer teste de Geografia na aula de Área de Projecto.
Aproveitem mais uma aula de Geografia para se prepararem para o teste. E não se esqueçam: nada se obtém sem esforço! Bom estudo!

Vício dos Jogos

O que é a amizade?

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tigres da Indonésia em vias de extinção por culpa da indústria do papel

O Fundo Mundial para a Natureza encontra 12 tigres em perigo de extinção, na ilha de Sumatra (Indonésia), e alerta as indústrias de papel para que parem com o processo de desflorestação. Entre os 12 animais descobertos, há duas mães com seis crias.

As câmaras de vídeo detectaram um número recorde de tigres, nas florestas, que estão a ser destruídas pela indústria de papel, em resultado da extracção de óleo de palma.

Uma reserva natural está a ser desflorestada, apesar de ser o habitat de tigres que se encontram vias de extinção. Esta organização não governamental colocou câmaras na reserva e filmou 12 tigres, vítimas de um processo preocupante.

Com a destruição das árvores, para produzir óleo de palma, os tigres estão a sair dos seus habitats naturais e estão a ser empurrados para zonas povoadas, onde correm risco de vida.

Caso o processo continue, estes tigres poderão ser o primeiro grande felino extinto do século XXI. Estima-se que existam apenas 400 tigres de Sumatra em ambiente selvagem, em todo o mundo.



Trabalho realizado por:Valentim Simonchuk e Catarina Ribeiro

Ibn Mucana

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Trabalho de Físico-Química

A turma tem de realizar  um trabalho para a disciplina de Físico-Química que consiste na elaboração de um panfleto no qual seja defendida uma forma de energia - pode ser a energia eólica, solar, hídrica, geotérmica, nuclear, etc.
No panfleto devem evidenciar as vantagens da forma de energia escolhida, minorando as suas desvantagens. Vai ser privilegiada a criatividade.
Para a elaboração do panfleto, podem utilizar um programa que se chama Publisher! Se não conhecerem ou não souberem fazer panfletos nesse programa, é só perguntar à professora nas aulas de Área de Projecto.
Bom trabalho!
Como curiosidade, assiste ao seguinte filme:

Trabalho de Português

Não se esqueçam de entregar o trabalho de Português no dia 1 de Junho.

wook





"wook precisas está aqui."


O wook é uma livraria que tem livros em inglês, português, francês,espanhol, eBooks,filmes, multimédia e jogos.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Portal de Matemática

Existe um Portal de Matemática, com informações úteis sobre as provas de aferição e com exercícios para cada um dos anos do 3º ciclo. Muito interessante. Consulta o link aqui.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

aprender novas línguas!

Ontem descobri um site chamado busuu onde podem escrever a língua que querem aprender e o site dá-vos exercícios para fazer nessa língua. Por exemplo, eu queria aprender Francês e realizei varios exercícios  sobre os adjectivos, pronomes pessoais, e muitos mais!! Portanto, vão lá exprimentar. Vão ao Google e escrevem "busuu" e carregam no segundo. Depois escrevem o vosso mail do facebook e inventam uma nova passeword. Depois é só explorar!!!
Podem clicar na imagem e aceder directamente ao site. Bom estudo!

Geografia.

Olá, não se esqueçam de entregar o trabalho sobre os climas na segunda feira dia 16.

Beijos



A amizade

A liberdade

Liberdade, uma palavra que nem todas as pessoas pensam o mesmo sobre ela. Liberdade, depende do ponto de vista de cada pessoa. Para mim, liberdade, é ser capaz de ser livre, de ser capaz de enfrentar o mundo lá fora e ultrapassar as dificuldades que surgem no nosso caminho. Acho que ser livre é bastante difícil, viver por si só e depender de nós para sobreviver.

Interroguei algumas pessoas à cerca da liberdade e, como estava à espera, as respostas foram todas difrentes.
Para um a liberdade é poder voar como um pássaro, para outro é poder fazer o que se quer, quando se quer, como quer, sem ninguém lhe chatear a cabeça; para outra, liberdade é não ser dependente de nada e de ninguém.
Por vezes, as pessoas podem ser prejudicadas por serem livres de mais. O mundo da droga e da bebida consome-as e ganham dependência disso.
Por isso, descobri que a liberdade tem várias faces e cada uma delas tem muito que se lhe diga.


João Reis e Anna Shaposhnyk.

"Quem vê caras, não vê corações."

A aparência pode iludir,


Um olhar pode iludir,

Um gesto pode iludir,

Uma palavra pode iludir.

Não deixes que a aparência fale pelo coração.


Conheces alguém e passas a admirá-lo/a muito. Quando pensas que o/a conheces totalmente, vês que não é bem como pensavas que era.


E vens a descobrir que a pessoa que tanto admiravas não é de confiança. Por mais inesperado que seja, por mais estranho que seja, por mais que te doa, tens de encarar a realidade. Sei que custa, mas mais vale seguir a verdade do que optar pela mentira.


Portanto, primeiro conhece bem a pessoa, só depois podes confiar, e chamar de AMIGO/A.

sábado, 7 de maio de 2011

A Amizade



Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.
A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Algumas pessoas têm "melhores amigos". Os melhores amigos algumas das vezes conhecem-se melhor do que os próprios familiares.”
“Diz-se muitas das vezes que o cão é o melhor amigo do Homem.”
(Wikipédia, adptado)

A minha opinião àcerca da amizade: eu acho que a amizade é uma coisa importante, acho que sem amigos tínhamos uma vida solitária, sem ninguém! E com os amigos podemos rir, chorar, apoiar, ajudar, divertir, podemos confiar nos verdadeiros amigos, podemos aconselhar e pedir conselhos! Eu acho que não seria feliz sem amigos! Porque quando estamos tristes ou em baixo, alguns dos nossos amigos ficam connosco, tentam divertir-nos e esquecer o que aconteceu!
Em relação a melhores amigos, eu tenho uma melhor amiga e um melhor amigo, mas não acho que eles me conheçam melhor do que a minha família. Quer dizer, até podem conhecer mas não me conhecem melhor do que os meus pais! Isto, na minha opinião. Acho que devíamos aprender a valorizar os nossos amigos, porque na minha opinião já são poucas as pessoas que valorizam os amigos, alg
umas pessoas são do género…quando não tem mais ninguém é que vem ter connosco e eu não estou de acordo pois na minha opinião a essas pessoas não podemos chamar amigos e os amigos costumam estar connosco independentemente de terem mais alguém!
Eu dou valor aos meus amigos, dou valor a todos os que me dão valor a mim também!
Isto é o que acho àcerca da amizade!
Em relação
à frase do “cão é o melhor amigo do homem” eu não percebo muito bem essa frase mas um facto é que quando contamos algo aos cães e só lhes contamos mesmo a eles nunca ninguém fica a saber disso! E outro facto é que os cães conseguem fazer-nos sorrir!

Bem isto é o que penso àcerca da amizade!

Texto realizado por: Ângela Vieira
Fonte: Wikipédia e a minha cabeça.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

quinta-feira, 5 de maio de 2011

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Temas para Área de Projecto

Seguem-se as propostas de temas para trabalhar nas aulas de Área de Projecto:
- O que é a amizade? (pesquisa o significado da expressão e escreve a tua opinião sobre a sua importância);
- O que é a liberdade? (pesquisa o significado da expressão e escreve a tua opinião sobre a sua importância);
- O que é o respeito? (pesquisa o significado da expressão e escreve a tua opinião sobre a sua importância);
- Qual é o significado da Declaração Universal dos Direitos Humanos? (pesquisa em que consiste e dá tua opinião sobre a sua importância)
- Quem foi Ibn Mucana? (pesquisa a história do patrono da escola e da sua época)
- Qual a importância das regras de convivência? (pesquisa em que consistem e quais são e dá a tua opinião sobre a sua importância)
- Qual a importância dos métodos de estudo (pesquisa quais são e a razão pela qual devem ser adoptados)